Como o próprio nome diz, ela é realmente muito grande. A distância da água para o calçadão é enorme e não tente fazer essa “travessia” sem chinelos. Já a água, bem, não posso falar o mesmo. É MUITO gelada! Essa é característica mais marcante da Praia Grande. A orla cresceu bastante e hoje oferece lindos kiosks, além de boas pousadas, lojas e restaurantes. O acesso para o Pontal do Atalaia é pelo canto esquerdo, na mesma direção do aqueduto. O Pôr-do-sol visto de lá é inesquecível.
Praia do Farol
A única forma para colocar os pés nessa praia é fazendo o passeio de barco em Arraial do Cabo. A Praia do Farol é uma reserva e tem o seu controle feito pela Marinha do Brasil. Somente barcos cadastrados podem desembarcar seus tripulantes (no caso, turistas). A localização privilegiada, a areia branquinha, a árvore centenária, os recifes de corais e as centenas de cardumes justificam os prêmios ganhos por diversos anos como “praia mais bonita do mundo”, hoje figurando sempre no Top10. O tempo de permanência na ilha também é controlado pela Marinha do Brasil, portanto aproveite bem o seu.
Praia do Pontal
Praia do Pontal é o final da faixa de areia que tem início na Praia do Forte, em Cabo Frio. O acesso é pela estrada que leva a Arraial do Cabo e é necessário percorrer um pequeno trecho em pista de terra. A praia é sempre tranquila, mesmo nos finais de semana de sol. O mar é calmo e um pouco mais frio que em outras praias de Arraial, mas não chega a ser congelante, como o da Praia Grande. A Praia do Pontal tem uma grande área debaixo das árvores e favorece a realização de piqueniques e até churrascos. Uma boa pedida para quem quer fugir do movimento do centro.
Praia do Forno
É amplamente considerada uma das mais belas do litoral do estado do Rio de Janeiro. Bastante conhecida pelos moradores da região e da capital, que costumam viajar para a cidade em finais de semana e feriados prolongados, ela aos poucos foi ganhando fama também por outros turistas do resto do Brasil e ainda vindos de fora do país. E merece.
Uma enseada de águas cristalinas inserida em meio a montanhas de Mata Atlântica nativa acessível apenas através de trilha ou de barco: assim é o cenário paradisíaco da Praia do Forno. Arraial do Cabo em si já é um destino sempre procurado pelos cariocas por ficar na famosa Região dos Lagos do estado e contar com muitas casas de veraneio e pousadas agradáveis para se hospedar. Por isso, viajam tanto para lá sempre que têm um tempinho disponível em meio à rotina.
As Prainhas do Pontal do Atalaia
A areia fina e branquinha é característica de duas pequenas enseadas que se unem quando a maré baixa muito – daí o nome Prainhas. Bem preservada, tem acesso por escada íngreme a partir do Morro do Atalaia, mas também é ponto de parada do passeio de barco em Arraial do Cabo. Os costões nos cantos e o mar transparente tornam o local ótimo para mergulho.
O visual é um dos mais belos de Arraial. Difícil largar a câmera fotográfica enquanto se desce os degraus até o mar colorido, cercado de areia branca e fina. As Prainhas conseguem ser, ao mesmo tempo, movimentadas e desertas. Há espaço para quem gosta de guarda-sol e cadeiras ou para quem prefere se sentar na areia para curtir a paisagem sem nenhuma interferência.
Praia Brava
Preferida dos surfistas e quase deserta, a praia brava tem ondas fortes e não é indicada para banhos. Vá na maré baixa. O acesso é pelo morro do Atalaia, por uma trilha fácil de cerca de 15 minutos. Fica a quatro quilômetros do Centro.
Prainha
Essa é uma das responsáveis pela paixão a primeira vista dos turistas que chegam em Arraial do Cabo. Chegando de carro, do lado esquerdo é possível avistar a Prainha com suas águas azuis turquesa. Ela possui uma orla pequena e bem simples, com alguns kiosks servindo bebidas e refeições, e MUITAS mesinhas e barracas na areia (o que me incomodou bastante). Preferi ficar nos cantos, onde não tem essa “poluição” visual. Mesmo durante a semana ela costuma ficar cheia devido a boa infraestrutura que oferece. O bairro possui bons restaurantes, além de pousadas e casas para alugar.
Praia dos Anjos
Passando pelo centro, chega-se a Praia dos Anjos. Para mim foi uma grande surpresa encontrar uma orla toda bonitinha, com kiosks, estacionamento e até chuveiros. Eu já aluguei casas nela em outras oportunidades e adorei revê-la ainda mais bonita. A praia é bem gostosa e tem uma faixa de areia bem maior que a Prainha. O chato é ter mesas e barracas ocupando esse espaço, mas ainda assim tem onde você esticar a canga e deitar na areia se quiser. Também possui bons restaurantes, além de pousadas e casas para alugar. É da Praia dos Anjos que saem os passeios de barco em Arraial do Cabo.
aluguel barco arraial do cabo, aluguel de lancha arraial do cabo, Arraial do Cabo, arraial do cabo pacotes, arraial do cabo passeio de barco, arraial do cabo pousadas, arraial rj, camping arraial do cabo, casa arraial do cabo, escuna arraial do cabo, excursão para arraial do cabo, hostel em arraial do cabo, hotel em arraial do cabo, mergulho em arraial do cabo, o que fazer em arraial do cabo, passeio arraial do cabo rj, passeio barco arraial do cabo, passeio de barco Arraial do Cabo, passeio de barco barato, passeio de barco em arraial do cabo, passeio de escuna arraial do cabo, passeio de escuna em arraial do cabo, passeio de lancha, passeio em arraial do cabo, passeio para arraial do cabo, pontal do atalaia, pousada em arraial do cabo, praia brava, praia do farol arraial do cabo, praia dos anjos, praia grande arraial, praias Arraial do Cabo, prainha, preço passeio de barco arraial do cabo, prefeitura de arraial do cabo, promoção arraial do cabo, viagem arraial do cabo, viagem para arraial do cabo, passeios em arraial do cabo, quadriciclo em arraial do cabo, passeio de buggy em arraial do cabo