Praias de Arraial do Cabo

Praia Grande

Como o próprio nome diz, ela é realmente muito grande. A distância da água para o calçadão é enorme e não tente fazer essa “travessia” sem chinelos. Já a água, bem, não posso falar o mesmo. É MUITO gelada! Essa é característica mais marcante da Praia Grande. A orla cresceu bastante e hoje oferece lindos kiosks, além de boas pousadas, lojas e restaurantes. O acesso para o Pontal do Atalaia é pelo canto esquerdo, na mesma direção do aqueduto. O Pôr-do-sol visto de lá é inesquecível.

Praia do Farol

A única forma para colocar os pés nessa praia é fazendo o passeio de barco em Arraial do Cabo. A Praia do Farol é uma reserva e tem o seu controle feito pela Marinha do Brasil. Somente barcos cadastrados podem desembarcar seus tripulantes (no caso, turistas). A localização privilegiada, a areia branquinha, a árvore centenária, os recifes de corais e as centenas de cardumes justificam os prêmios ganhos por diversos anos como “praia mais bonita do mundo”, hoje figurando sempre no Top10. O tempo de permanência na ilha também é controlado pela Marinha do Brasil, portanto aproveite bem o seu.

Praia do Pontal

Praia do Pontal é o final da faixa de areia que tem início na Praia do Forte, em Cabo Frio. O acesso é pela estrada que leva a Arraial do Cabo e é necessário percorrer um pequeno trecho em pista de terra. A praia é sempre tranquila, mesmo nos finais de semana de sol. O mar é calmo e um pouco mais frio que em outras praias de Arraial, mas não chega a ser congelante, como o da Praia Grande. A Praia do Pontal tem uma grande área debaixo das árvores e favorece a realização de piqueniques e até churrascos. Uma boa pedida para quem quer fugir do movimento do centro.

Praia do Forno

É amplamente considerada uma das mais belas do litoral do estado do Rio de Janeiro. Bastante conhecida pelos moradores da região e da capital, que costumam viajar para a cidade em finais de semana e feriados prolongados, ela aos poucos foi ganhando fama também por outros turistas do resto do Brasil e ainda vindos de fora do país. E merece.

Uma enseada de águas cristalinas inserida em meio a montanhas de Mata Atlântica nativa acessível apenas através de trilha ou de barco: assim é o cenário paradisíaco da Praia do Forno. Arraial do Cabo em si já é um destino sempre procurado pelos cariocas por ficar na famosa Região dos Lagos do estado e contar com muitas casas de veraneio e pousadas agradáveis para se hospedar. Por isso, viajam tanto para lá sempre que têm um tempinho disponível em meio à rotina.

As Prainhas do Pontal do Atalaia

A areia fina e branquinha é característica de duas pequenas enseadas que se unem quando a maré baixa muito – daí o nome Prainhas. Bem preservada, tem acesso por escada íngreme a partir do Morro do Atalaia, mas também é ponto de parada do passeio de barco em Arraial do Cabo. Os costões nos cantos e o mar transparente tornam o local ótimo para mergulho.

O visual é um dos mais belos de Arraial. Difícil largar a câmera fotográfica enquanto se desce os degraus até o mar colorido, cercado de areia branca e fina. As Prainhas conseguem ser, ao mesmo tempo, movimentadas e desertas. Há espaço para quem gosta de guarda-sol e cadeiras ou para quem prefere se sentar na areia para curtir a paisagem sem nenhuma interferência.

Praia Brava

Preferida dos surfistas e quase deserta, a praia brava tem ondas fortes e não é indicada para banhos. Vá na maré baixa. O acesso é pelo morro do Atalaia, por uma trilha fácil de cerca de 15 minutos. Fica a quatro quilômetros do Centro.

Prainha

Essa é uma das responsáveis pela paixão a primeira vista dos turistas que chegam em Arraial do Cabo. Chegando de carro, do lado esquerdo é possível avistar a Prainha com suas águas azuis turquesa. Ela possui uma orla pequena e bem simples, com alguns kiosks servindo bebidas e refeições, e MUITAS mesinhas e barracas na areia (o que me incomodou bastante). Preferi ficar nos cantos, onde não tem essa “poluição” visual. Mesmo durante a semana ela costuma ficar cheia devido a boa infraestrutura que oferece. O bairro possui bons restaurantes, além de pousadas e casas para alugar.

Praia dos Anjos

Passando pelo centro, chega-se a Praia dos Anjos. Para mim foi uma grande surpresa encontrar uma orla toda bonitinha, com kiosks, estacionamento e até chuveiros. Eu já aluguei casas nela em outras oportunidades e adorei revê-la ainda mais bonita. A praia é bem gostosa e tem uma faixa de areia bem maior que a Prainha. O chato é ter mesas e barracas ocupando esse espaço, mas ainda assim tem onde você esticar a canga e deitar na areia se quiser. Também possui bons restaurantes, além de pousadas e casas para alugar. É da Praia dos Anjos que saem os passeios de barco em Arraial do Cabo.